Um Acordo de Cooperação nº 01/2026 foi formalizado para assegurar que as corridas de rua realizadas no Brasil observem padrões de segurança e atendam à legislação vigente. O documento foi assinado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), pela Associação dos Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO), pelo Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esporte e pela Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer.
A parceria é resultado dos debates travados durante o 4º Summit ABRACEO CBAt, realizado em 20 e 21 de janeiro na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo.
Objetivos do acordo
Entre as metas estabelecidas estão:
- ampliar a segurança para atletas e público;
- ordenar o uso do espaço urbano;
- padronizar critérios técnicos e operacionais;
- elevar a qualidade dos eventos;
- reduzir riscos legais e administrativos;
- valorizar o esporte como vetor econômico e turístico.
Sem previsão de repasse financeiro entre as partes, a cooperação será implementada por meio de ações conjuntas, capacitações, divulgação de informações e compartilhamento de dados.
Declarações
Para Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, o acordo demonstra “a maturidade política de todo o ecossistema da corrida de rua” e reforça o compromisso coletivo em oferecer eventos seguros e dentro das normas.
Já Júlio Cezar Nunes Júnior, o Cezinha, presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esporte, destacou a necessidade de ampla divulgação da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023) e do artigo 153, que exige a obtenção do Permit para corridas com inscrições.
Imagem: Diogo Anhasco
O diretor executivo da CBAt, Cláudio Castilho, informou que haverá uma reunião com secretários de esporte de todo o país para apresentar detalhes sobre o Permit. “A comunicação dos estados para os municípios será feita por entidades oficiais, o que fortalece a aplicação da lei”, afirmou.
Apoio municipal recomendado
O acordo sugere que prefeituras ofereçam suporte institucional aos organizadores, incluindo racionalização de taxas, apoio logístico e articulação entre secretarias de esporte, saúde, trânsito, turismo e segurança.
Loterias Caixa e Caixa seguem como patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Com informações de Webrun



