Brasil leva equipe completa de barreiristas ao Mundial de Tóquio

Date:

O Brasil chega ao Mundial de Atletismo de Tóquio, que começa na noite de 12 de setembro (sexta-feira, pelo horário de Brasília) e vai até 21 de setembro (domingo), com um grupo completo de atletas nas provas de barreiras.

400 m com barreiras: campeão mundial lidera trio brasileiro

Nos 400 metros com barreiras, o país será representado por Alison dos Santos, Matheus Lima e Guilherme Viana.

  • Alison dos Santos (Pinheiros-SP) – Conhecido como Piu, o medalhista olímpico de 25 anos chega com a terceira melhor marca do ano, 46s65, obtida em 5 de julho, na etapa de Eugene da Diamond League. Treinado por Felipe de Siqueira, ele mora em Clermont, Flórida (EUA), onde se preparou para a competição. A eliminatória da prova será em 15 de setembro, e a final está marcada para a manhã de 19 de setembro, no horário brasileiro.
  • Matheus Lima (Pinheiros-SP) – Aos 22 anos, disputa seu primeiro Mundial adulto. É o 13.º do ranking de 2025 com 48s08, tempo feito em Xangai, também pela Diamond League. Semifinalista olímpico em Paris-2024, é treinado por Sanderlei Parrela, que projeta um tempo abaixo de 48 segundos para brigar por vaga na final.
  • Guilherme Viana (Orcampi-SP) – O maranhense de 25 anos vive a melhor fase da carreira. Campeão sul-americano em abril, baixou seu recorde pessoal quatro vezes em 2025, chegando a 48s94 na semifinal do Troféu Brasil, em agosto, onde conquistou o bicampeonato nacional.

Velocidade com barreiras: trio completo nos 110 m e 100 m

Nas provas rápidas de barreiras, o país terá três representantes:

  • Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG) – Aos 29 anos, disputa o quarto Mundial e já foi semifinalista em Eugene-2022 e Budapeste-2023. É treinado por Katsuhico Nakaya e correrá os 110 m com barreiras.
  • Thiago Resende Ornelas (AE Taubaté-SP) – Estreante de 21 anos nos 110 m com barreiras. Vice-campeão sul-americano e pan-americano júnior, tem 13s32 como melhor marca, obtida em junho de 2025, em Braga (Portugal). Seu objetivo é superar esta marca para avançar às fases seguintes.
  • Ketiley Batista (ASPM Pindamonhangaba-SP) – A atleta de 26 anos fará seu segundo Mundial nos 100 m com barreiras. Sob orientação de Luiz Consolino, foi campeã sul-americana indoor e outdoor em 2025 e igualou seu recorde pessoal de 13s00 (vento de 3,0 m/s) no Grande Prêmio Brasil, em 24 de agosto.

Com a presença de atletas experientes e estreantes promissores, a delegação brasileira aposta no bom momento dos barreiristas para brigar por posições de destaque no Estádio Nacional de Tóquio.

Com informações de Webrun

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Veja e Live! lançam versão Multico pink do Condor 3 Advanced

A Veja, marca franco-brasileira de calçados, e a Live!,...

Columbia reforça presença no trail running com patrocínio e ativações na Indomit Bombinhas 2025

A Columbia Brasil confirmou o patrocínio da 16ª edição...

Jacob Kiplimo e Hawi Feysa vencem a 47ª Maratona de Chicago

A 47ª Maratona de Chicago foi disputada neste domingo...

Maratona de Chicago 2025 reúne elite do atletismo e 45 mil amadores neste domingo

Chicago volta a ser palco de uma das corridas...