O Brasil chega ao Mundial de Atletismo de Tóquio, que começa na noite de 12 de setembro (sexta-feira, pelo horário de Brasília) e vai até 21 de setembro (domingo), com um grupo completo de atletas nas provas de barreiras.
400 m com barreiras: campeão mundial lidera trio brasileiro
Nos 400 metros com barreiras, o país será representado por Alison dos Santos, Matheus Lima e Guilherme Viana.
- Alison dos Santos (Pinheiros-SP) – Conhecido como Piu, o medalhista olímpico de 25 anos chega com a terceira melhor marca do ano, 46s65, obtida em 5 de julho, na etapa de Eugene da Diamond League. Treinado por Felipe de Siqueira, ele mora em Clermont, Flórida (EUA), onde se preparou para a competição. A eliminatória da prova será em 15 de setembro, e a final está marcada para a manhã de 19 de setembro, no horário brasileiro.
- Matheus Lima (Pinheiros-SP) – Aos 22 anos, disputa seu primeiro Mundial adulto. É o 13.º do ranking de 2025 com 48s08, tempo feito em Xangai, também pela Diamond League. Semifinalista olímpico em Paris-2024, é treinado por Sanderlei Parrela, que projeta um tempo abaixo de 48 segundos para brigar por vaga na final.
- Guilherme Viana (Orcampi-SP) – O maranhense de 25 anos vive a melhor fase da carreira. Campeão sul-americano em abril, baixou seu recorde pessoal quatro vezes em 2025, chegando a 48s94 na semifinal do Troféu Brasil, em agosto, onde conquistou o bicampeonato nacional.
Velocidade com barreiras: trio completo nos 110 m e 100 m
Nas provas rápidas de barreiras, o país terá três representantes:
- Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG) – Aos 29 anos, disputa o quarto Mundial e já foi semifinalista em Eugene-2022 e Budapeste-2023. É treinado por Katsuhico Nakaya e correrá os 110 m com barreiras.
- Thiago Resende Ornelas (AE Taubaté-SP) – Estreante de 21 anos nos 110 m com barreiras. Vice-campeão sul-americano e pan-americano júnior, tem 13s32 como melhor marca, obtida em junho de 2025, em Braga (Portugal). Seu objetivo é superar esta marca para avançar às fases seguintes.
- Ketiley Batista (ASPM Pindamonhangaba-SP) – A atleta de 26 anos fará seu segundo Mundial nos 100 m com barreiras. Sob orientação de Luiz Consolino, foi campeã sul-americana indoor e outdoor em 2025 e igualou seu recorde pessoal de 13s00 (vento de 3,0 m/s) no Grande Prêmio Brasil, em 24 de agosto.
Com a presença de atletas experientes e estreantes promissores, a delegação brasileira aposta no bom momento dos barreiristas para brigar por posições de destaque no Estádio Nacional de Tóquio.
Imagem: Internet
Com informações de Webrun



