Caio Bonfim conquista ouro nos 20 km da marcha atlética e se torna maior medalhista brasileiro em Mundiais

Date:

Caio Bonfim, atleta do CASO-DF, garantiu na noite de sexta-feira (19/9) o título mundial dos 20 km da marcha atlética, em Tóquio, e adicionou à coleção a medalha que faltava. Aos 34 anos, o marchador soma agora quatro pódios em oito participações em Mundiais, superando todos os compatriotas em número de medalhas: bronze em Londres-2017 e Budapeste-2023 nos 20 km, prata nos 35 km na abertura da competição japonesa (12/9) e, agora, o inédito ouro.

A vitória veio em 1h18min35s. O chinês Zhaozhao Wang terminou em segundo, com 1h18min43s, e o espanhol Paul McGrath fechou o pódio, marcando 1h18min45s. Entre os demais brasileiros, Matheus Corrêa (AABLU-SC) cruzou em 17º lugar (1h21min04s) e Max Batista ficou na 42ª posição (1h27min34s).

Campanha histórica do Brasil

O resultado elevou o total de medalhas do país em Mundiais de Atletismo para 19, incluindo três ouros: o de Caio Bonfim, o de Alison dos Santos nos 400 m com barreiras em Eugene-2022 e o de Fabiana Murer no salto com vara em Pequim-2015. A edição de Tóquio já é a melhor do Brasil, com um ouro e duas pratas — as de Bonfim nos 35 km e de Alison dos Santos nos 400 m com barreiras.

Prova de recuperação e estratégia

Após gastar energias nos 35 km, Bonfim focou na recuperação ao longo da semana. Na disputa dos 20 km, iniciou fora dos 20 primeiros, entrou no grupo dos dez na metade da distância e assumiu a liderança no quilômetro 14. Depois de alternar posições, retomou o primeiro lugar no quilômetro final, aproveitando a desclassificação do japonês Toshikazu Yamanishi por infrações técnicas. Segundo o próprio atleta, a confirmação do ouro só veio quando viu a faixa de vencedor já dentro do Estádio Nacional do Japão.

Desempenho feminino

No feminino, Viviane Lyra foi a 12ª colocada com 1h29min02s. Gabriele Muniz (CASO-DF) terminou em 32º, registrando 1h34min28s, e Érica Sena (Pinheiros-SP) abandonou a prova depois do terceiro quilômetro.

Caio Bonfim conquista ouro nos 20 km da marcha atlética e se torna maior medalhista brasileiro em Mundiais - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Bonfim receberá a medalha de ouro na manhã de sábado (20/9), horário de Brasília, durante cerimônia que também contemplará Alison dos Santos com a prata nos 400 m com barreiras.

Loterias Caixa e Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

Com informações de Webrun

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Veja e Live! lançam versão Multico pink do Condor 3 Advanced

A Veja, marca franco-brasileira de calçados, e a Live!,...

Columbia reforça presença no trail running com patrocínio e ativações na Indomit Bombinhas 2025

A Columbia Brasil confirmou o patrocínio da 16ª edição...

Jacob Kiplimo e Hawi Feysa vencem a 47ª Maratona de Chicago

A 47ª Maratona de Chicago foi disputada neste domingo...

Maratona de Chicago 2025 reúne elite do atletismo e 45 mil amadores neste domingo

Chicago volta a ser palco de uma das corridas...