Brasília – O número de corridas de rua realizadas no Brasil saltou de 2.827 em 2024 para 5.241 em 2025, alta de 85%, segundo levantamento da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO). Os dados foram apresentados na tarde de quinta-feira (21) durante o painel de encerramento do 4º Summit ABRACEO/CBAt.
São Paulo lidera em quantidade de provas
O estado de São Paulo concentrou o maior volume de eventos no ano passado, totalizando 1.311 corridas. Na sequência aparecem Paraná, com 645 provas, e Santa Catarina, com 478.
Alagoas tem o maior crescimento percentual
Entre 2024 e 2025, Alagoas passou de quatro para 36 corridas, avanço de 800% – a maior taxa registrada. Sergipe cresceu 95%, Paraná 93% e Santa Catarina 71%. Em São Paulo, a expansão foi de 79%.
Metodologia do estudo
O recorte considerou a legislação federal que regulamenta as corridas de rua e utilizou bases de dados da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e das federações estaduais, além do Distrito Federal. Para evitar duplicidades, os números da CBAt foram excluídos quando já constavam nas estatísticas de cada unidade federativa. O levantamento cobriu o período de janeiro a dezembro de 2025 e comparou os resultados com os de 2024.
Termo de cooperação amplia debate sobre o Permit
No mesmo evento, ABRACEO, CBAt, Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esporte, Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Esporte e federações assinaram um protocolo de intenções para intensificar o compartilhamento de informações sobre a obrigatoriedade do Permit – autorização concedida pelas federações às organizadoras de provas.
O presidente da CBAt, Wlamir Motta, classificou o acordo como “uma vitória de todo o ecossistema” por facilitar a comunicação com secretarias estaduais e municipais. Já o presidente da ABRACEO, Guilherme Chelso, destacou que a união fortalece o setor e deve impulsionar números ainda maiores em 2026.
Imagem: Divulgação
Permit em expansão
O Permit garante que a organizadora cumpra requisitos como banheiros, postos de hidratação, ambulâncias, estrutura para entrega de kits, premiação e dispersão dos participantes. Em 2025, os eventos com Permit registraram crescimento de 47%.
Com o volume recorde de provas e a formalização de parcerias, o segmento de corridas de rua reforça sua trajetória de crescimento no país.
Com informações de Webrun



