A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou a quinta edição do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo para o período de 24 a 26 de abril, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, localizado na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, em Bragança Paulista (SP).
O torneio reunirá atletas federados e universitários sob a hashtag #somosatletismo. Informações detalhadas sobre regulamento e programação constam na Nota Oficial 20/2026, que acompanha o programa horário da competição.
Inscrições
As inscrições estarão abertas de 25 de março a 1º de abril. Clubes devem registrar seus competidores pela plataforma SGE (https://sge.cbat.org.br/Inscricao/eventos), com limite de quatro atletas por prova e uma equipe por revezamento. Cada atleta federado poderá disputar até três provas individuais, além dos revezamentos.
Instituições universitárias, atléticas e ligas deverão enviar os dados dos participantes para [email protected], acompanhados de lista contendo nome completo, data de nascimento, prova escolhida e marca ou resultado para seriação. Cada entidade poderá inscrever três atletas por prova e uma equipe nos revezamentos. O limite individual para universitários é de duas provas, além dos revezamentos.
Números da edição anterior
Em 2025, o Troféu reuniu mais de mil competidores. Os lançadores olímpicos Luiz Maurício Dias da Silva (Praia Clube-Cemig-Exército-MG) e Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros-SP) obtiveram os melhores índices técnicos, com marcas que figuraram entre as dez melhores do ranking mundial na temporada: 82,03 m no dardo e 62,06 m no disco, respectivamente.
No quadro geral, o Praia Clube-Cemig-Exército-Futel somou 313 pontos e ficou com o título, além de vencer a disputa feminina (174 pontos). O Esporte Clube Pinheiros (SP) foi o segundo colocado, com 302 pontos, enquanto o Instituto de Atletismo de Balneário Camboriú (IABC/FMEBC) terminou em terceiro, com 135 pontos.
Imagem: Divulgação
Entre as universidades, a Mackenzie liderou com 420,75 pontos (171 no masculino e 249,75 no feminino). A Universidade Estadual de Maringá (UEM) ficou em segundo lugar geral, com 287,75 pontos, e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) completou o pódio, com 269 pontos.
As disputas de 2024 manterão o mesmo formato de participação conjunta entre clubes e instituições de ensino, reforçando a integração entre o atletismo federado e o universitário.
Com informações de Webrun



