O marchador Caio Bonfim (CASO-DF) e a saltadora com vara Juliana Campos (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG) foram escolhidos Melhores Atletas do Ano na quinta edição do Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa. A premiação ocorreu na noite de quinta-feira, 22 de janeiro, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo.
Organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o prêmio reúne votos auditados de treinadores, representantes das federações estaduais, convidados do Comitê Olímpico do Brasil e jornalistas especializados.
Votos expressivos para os campeões
Bonfim recebeu 86,67% dos votos e superou Alison dos Santos (Pinheiros-SP) e Luiz Maurício da Silva (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG). O troféu foi entregue por Denis Mendes Matias, superintendente nacional das Loterias Caixa.
Juliana, que treina em Pádua, na Itália, não pôde comparecer e foi representada pelo gerente de atletismo do Praia Clube, Felipe Calixto. Ela conquistou 56,67% dos votos, à frente de Núbia de Oliveira e Viviane Lyra, ambas do mesmo clube.
Temporada histórica
Em 2025, o atletismo brasileiro viveu sua melhor campanha em Campeonatos Mundiais, com três medalhas no Mundial de Tóquio, em setembro. Bonfim, 34 anos, contribuiu com ouro nos 20 km e prata nos 35 km da marcha atlética, tornando-se o brasileiro com maior número de pódios em Mundiais — agora são quatro (1 ouro, 1 prata e 2 bronzes).
Juliana, 29 anos, obteve o melhor ano da carreira: melhorou o recorde pessoal cinco vezes, alcançando 4,76 m, segunda melhor marca do país na história. Ela foi finalista do Mundial após uma década sem brasileiras entre as oito melhores do salto com vara.
Imagem: Divulgação
Demais vencedores do 5º Prêmio Melhores do Atletismo
Clube Formador: AD Centro Olímpico-SP
Clube de Alto Rendimento: Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG
Imagem do Ano: Alexandre Loureiro (foto de Thiago Resende Ornelas nos Jogos Pan-Americanos Júnior, Assunção)
Treinador Destaque: Gianetti Bonfim (CASO-DF)
Troféu Fictor – Jovem Atleta Feminino: Hakelly Maximiano da Silva (AECD Macaé-RJ)
Troféu Fictor – Jovem Atleta Masculino: Alessandro Borges Soares (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)
Atleta da Galera – Feminino: Ana Beatriz Corassini (Instituto de Atletismo Foz do Iguaçu-PR)
Atleta da Galera – Masculino: Wilton Santos Júnior (AD Centro Olímpico-SP)
Os prêmios coroam uma temporada em que o Brasil consolidou nomes na elite internacional e revelou novos talentos para os próximos ciclos.
Com informações de Webrun



